Instituto dos Advogados do Paraná: dupla comemoração

Instituto dos Advogados do Paraná: dupla comemoração 630 370 Instituto Palavra Aberta

Foto-2-Raphael-Ramos-Monteiro-de-SouzaAo comemorar 99 anos de fundação, na quinta-feira (9), o IAP também divulgou o vencedor do III Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, que teve como tema “Manifestações populares e o regime democrático”

Lançado em 2009, o vencedor do prêmio deste ano foi o advogado carioca Raphael Ramos Monteiro de Souza, que apresentou o artigo jurídico “Democracia em marcha: manifestações, pluralismo e cidadania no Brasil contemporâneo”. Com o pseudônimo de Umbabarauma e recebendo a média de 8,83, ele foi agraciado com R$ 50 mil. Monteiro é radicado em Brasília onde exerce cargo na Advocacia Geral da União.

O evento, ocorrido no Graciosa Country Club, em Curitiba, também homenageou os vencedores das últimas edições do prêmio: Bianca Botter Zanardi e Gustavo Osna. Para o presidente do IAP, José Lucio Glomb, “nem sempre foi possível preservar nossa liberdade de expressão. Restauradas as liberdades civis, a expressão liberdade de expressão passou a incorporar também sentidos mais amplos e já se pode falar em liberdade de ser, o que é bem mais que apenas a liberdade de falar, gritar, rezar ou cantar. Foi sob este prisma que nós, do Instituto dos Advogados do Paraná, instituímos a terceira edição do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho de Liberdade de Expressão com o tema das manifestações populares sob o regime democrático”.

A comissão julgadora foi composta pelos juristas Carlos Ayres Britto (presidente de honra), Clèmerson Merlin Clève, Egon Bockmann Moreira, Jónatas Eduardo Mendes Machado, Newton José de Sisti, René Ariel Dotti, Rodrigo Xavier Leonardo e Patricia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta).

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.