Aberta a Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Aberta a Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 1024 556 Instituto Palavra Aberta

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) abriu hoje (2), no Uruguai, a Conferência anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio. A cerimônia de abertura do encontro, que acontece até 5 de maio em Punta del Este, com uma programação paralela também em Montevidéu, contou com a participação presencial da diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. O secretário-geral da ONU, António Guterres, e a alta comissária para os direitos humanos, Michelle Bachelet, participaram de forma remota.

Em seu discurso, Azoulay disse que, em um mundo cada vez mais tecnológico, é necessário investir prioritariamente em educação midiática e informacional. “Precisamos formar cidadãos mais críticos, conscientes do funcionamento do ambiente informacional e conhecedores do valor da imprensa para a democracia”, disse

A diretora geral da UNESCO também destacou a liberdade de imprensa como um dos pilares da democracia, sobretudo diante dos desafios da atualidade. Segundo ela, a imprensa independente e o jornalismo profissional são um valor coletivo no combate aos efeitos colaterais do avanço tecnológico. “A liberdade de imprensa não é um valor individual de cada jornalista. É um valor coletivo, é para todos e permite que o debate democrático de fato aconteça.”

A fala de Guterres reforçou os valores frisados por Azoulay. “Sem liberdade de imprensa, não há liberdade”, afirmou. O presidente do Uruguai, por sua vez, sustentou que “a primeira decisão” de um governante é a de evitar uma regulamentação na área da comunicação. “Toda vez que alguém me diz para controlar ou regular, minha primeira resposta é não, e depois passo ao assunto, justamente porque a tarefa de informação realizada pelos jornalistas é um pilar fundamental para a democracia”, disse o presidente.

A conferência da UNESCO pode ser acompanhada neste link. Durante os quatro dias do evento serão mais de 50 sessões com palestrantes de diversos países. Entre eles estarão Will Cathcart, CEO do WhatsApp; Shoshana Zuboff, autora de The Age of Surveillance Capitalism e professora emérita da Harvard Business School; Timnit Gebru, Diretor Executivo do Distributed Artificial Intelligence Research Institute e Claudia Duque, jornalista investigativa da Colômbia.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.