Conselho Consultivo

Conselho Consultivo 150 150 Instituto Palavra Aberta

LÍVIA BARBOSA

Antropóloga com pós-doutorado pela Universidade de Tóquio. Consultora em Antropologia Empresarial e Consumo. Atualmente, preside a Associação Nacional de Estudos do Consumo, é membro do Conselho Acadêmico do Instituto Akatu para o Consumo Consciente e é também diretora de Pesquisa do Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Na academia, atua como professora-adjunta IV do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ) e professora do programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre suas publicações estão “Juventudes Brasileiras” (2012) e “Cultura, Consumo e Identidade” (2006).

 

 

MÔNICA WALDVOGEL

Jornalista e apresentadora de TV. Atualmente, é âncora dos programas “Entre Aspas” e “Saia Justa”, dos canais de TV a cabo GloboNews e GNT, respectivamente. Atuou também como repórter e apresentadora de programas jornalísticos nos canais de TV aberta Globo, SBT e Record.

 

 

CRISTIANO R. CÂMARA

Engenheiro civil pela PUC-GO, com mestrado em Administração de Empresas pela University of Michigan Business School e curso no General Management Program da Havard Business School. Em 1995, fundou a Netcam, da qual foi diretor-geral até 2000, quando a empresa foi vendida para a Telefónica de España. Trabalhou também em empresas como McKinsey e Ford. Desde 2002 atua na Organização Jaime Câmara, da qual é, atualmente, conselheiro e CEO.

 

 

EUGÊNIO BUCCI

Jornalista, escreve quinzenalmente no jornal “O Estado de S.Paulo” e tem uma coluna na revista Época. É professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e diretor do curso de pós-graduação em Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Integra o Conselho Consultivo da Aberje, o Conselho do Instituto Vladimir Herzog, o Conselho Editorial da revista “Interesse Nacional” e o Conselho Editorial da revista “Pesquisa Fapesp”. Também foi Secretário Editorial da Editora Abril (de 1996 a 2001) e presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). É autor de Sobre Ética e Imprensa” (2000), Em Brasília, 19 horas” (2008) e A Imprensa e o Dever da Liberdade” (2009), entre outros livros.

 

 

MARCELO MOSCOGLIATO

Advogado pós-graduado em Direito do Comércio Internacional pela University of California, Davis – UCDavis, foi Promotor de Justiça (1989-1991) e Professor de Direito Comercial e Econômico da Universidade de Taubaté Unitau-SP). Desde 1991, é Procurador Regional da República junto ao TRF da 3ª Região, em São Paulo. Entre suas publicações, estão: “A Regra da Razão” (2004); e “Evolução do Direito Antitruste no Brasil” (2005).

 

 

RICARDO GANDOUR

É diretor de conteúdo do Grupo Estado, com responsabilidade sobre o jornalismo de “O Estado de S.Paulo”, “Jornal da Tarde”, “estadao.com.br” e demais portais, “Agência Estado” e rádios “EstadãoESPN” e “Eldorado”. É também diretor do comitê editorial da Associação Nacional de Jornais (ANJ), professor da pós-graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM). É formado em jornalismo pela Cásper Líbero, e em engenharia civil, pela USP-São Carlos, com cursos de extensão em Administração de Empresas (FGV-SP), Publishing (Stanford University-EUA) e Gestão Avançada (FDC/Insead). Após ter atuado como engenheiro (1985-1987) e consultor de empresas (Price Waterhouse, 1987-1989), trabalhou no jornal “Folha de S.Paulo” (1990-2000), onde foi repórter, redator, editor-assistente, editor de Suplementos e diretor-fundador da editora Publifolha. Na Editora Globo, foi diretor de publicações (2000) e diretor da unidade de negócios da revista “Época” (2001). De 2002 a 2006, foi diretor-executivo e editor responsável do jornal “Diário de S.Paulo”, no período, de propriedade da Infoglobo.

 

 

SÉRGIO FAUSTO

Cientista político e superintendente-executivo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, na qual também dirige o projeto “Plataforma Democrática” e a coleção “O Estado da Democracia na América Latina”. Integra o Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (GACINT-USP) e escreve regularmente para o jornal “O Estado de S.Paulo” e para o informativo eletrônico “Infolatam – Información y Análise sobre América Latina”. Foi assessor dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2012, recebeu o prêmio Gus Hart, do Chicago Council on Global Affairs, por sua atuação profissional.

 

 

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.