Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 550 345 Instituto Palavra Aberta

No dia 28 de abril acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, sessão solene para homenagear a data, comemorada oficialmente no dia 3 de maio.

A solenidade acontece no Plenário Ulysses Guimarães e reunirá convidados e parlamentares. A iniciativa é do deputado Nelson Marchezan Júnior, que em seu pronunciamento fará uma defesa veemente da liberdade de imprensa e de expressão. “A imprensa, importante instrumento para o exercício da cidadania, deve ser livre, a fim de que a democracia e a liberdade de expressão vençam a censura e a tirania”, assegura.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Unesco em dia 3 de maio de 1991 com a declaração de Windhoek, aprovada durante seminário da ONU e da Unesco na capital da Namíbia. O objetivo da data é celebrar o direito de todos os profissionais de investigar e publicar informações de forma livre. Latente e atual, serve também para alertar sobre as ameaças, os atentados e a violência que centenas de jornalistas em todo mundo sofrem por conta de informações apuradas e divulgadas na mídia.

No Brasil, é comemorado em 1º de junho e foi estabelecido em 13 de setembro de 1999, resultado da aprovação do Projeto de Lei do falecido deputado Nelson Marchezan. A definição partiu de iniciativas da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que sugeriram essa data.

Serviço:
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Data: 28 de abril de 2015 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Câmara dos Deputados – Brasília/DF

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.