Porto Alegre sedia o 28º Fórum da Liberdade

Porto Alegre sedia o 28º Fórum da Liberdade 550 345 Instituto Palavra Aberta

* Fonte Jornal do Comércio

O evento ocorre hoje (segunda/13) e amanhã (terça/14) no Centro de Eventos da Pucrs e trará grandes nomes a Porto Alegre para participar dos debates sobre o tema desta edição Caminhos para a Liberdade.

28-Forum-da-Liberdade-2015-_-FullsizeParticipantes nacionais e internacionais abordarão, dentro desse contexto, questões como educação e meritocracia, caminhos para o Brasil, livre mercado, empreendedorismo, instituições, América Latina e liberdade de expressão.

Na solenidade de abertura, foram entregues os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa. O empresário e presidente da Celulose Riograndense Walter Lídio Nunes recebeu o Prêmio Libertas, concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado de Direito democrático. Já o jornalista âncora do Jornal da Globo, William Waack, foi homenageado com o Prêmio Liberdade de Imprensa, conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.

A 28ª edição do evento terá sete painéis e duas palestras especiais. O ex-governador da Carolina do Sul (EUA) David Beasley, fará a primeira palestra especial no segundo dia do Fórum. Já a cientista política Glória Álvarez fará sua palestra especial na terça-feira, às 17h30.

Mais interação e integração com público
Discutir problemas e soluções por meio da liberdade é a proposta desta edição do Fórum da Liberdade. De acordo com o presidente do Instituto de Estudos Especiais (IEE), Frederico Hilzendeger, este ano é oferecida uma linha diferente dos eventos passados, “as pessoas participam muito mais do que uma vez, não recebem mais as notícias de forma passiva, percebemos esta mudança na sociedade e estamos inserindo no Fórum”, o que ocasiona, segundo ele, uma mudança ocorrida na edição, proporcionando mais integração e interação do público e inserção de jovens no cenário empreendedor.
“O ataque terrorista ao (semanário) Charlie Hebbdo, em Paris, no início do mês, trouxe de volta a questão da liberdade de expressão, mas já era algo falado em nosso país e bastante discutido”, acrescenta Hilzendeger. Entre as áreas temáticas a serem debatidas no evento, estão Brasil, “por estar bastante em voga com a Copa do Mundo, eleições, denúncias de corrupções”, e a América Latina, “porque estamos nos voltando mais para os nossos vizinhos, como Argentina, Bolívia”, explica o presidente.
Os palestrantes confirmados são o professor no Insper e curador do projeto Fronteiras do Pensamento, Fernando Schüler; o economista norte-americano Donald Boudreaux; o presidente da Atlas Economic Research Foundation, Alex Chafuen; o fundador da Easy Taxi, Tallis Gomes; o CEO da Kroton, Rodrigo Galindo; a guatemalense e cientista política Gloria Álvarez; e a co-fundadora e CEO da Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS), Kylee Majkowski.
Para Fernando Ulrich, vice-presidente do IEE, a escolha de palestrantes com uma faixa etária jovem é reflexo da busca desta nova “cara” do Fórum. “A Gloria é jovem e teve seu vídeo com discurso anti-populismo visto por milhares de pessoas no mundo, o Tallis tem esta cultura empreendedorista”, defende. Porém, o destaque é a menina Kylee Majkowski, de apenas dez anos de idade, a qual lançou sua empresa há três. “Estou ansioso para ver o que Kylee trará para o público, pelas conversas que tivemos via Skype é surpreendente sua linha de pensamento”, comenta Hilzendeger.
Uma das novidades do Fórum é o lançamento de um aplicativo gratuito, criado especialmente para o evento. O app estará disponível a partir de março e nele haverá informações como programação, currículo dos palestrantes, acesso à vídeos do Youtube, interatividade via Facebook e acesso para enquetes, antes fechadas. “Vimos que a repercussão online é enorme, o que engloba um público participante muito maior que o presente”, diz o presidente.
O IEE completou 30 anos em 2014 e desde 1988 organiza o Fórum da Liberdade anualmente, firmando-o como um dos maiores fóruns de intercâmbio de ideias da América Latina. Baseado nas edições anteriores, Hilzendeger projeta um público de cinco mil pessoas nos dois dias de evento.
* Fonte Jornal do Comércio, com reportagem de Giana Milani

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.