Dica da Semana

Dica da Semana 630 345 Instituto Palavra Aberta

Comunicação e Liberdade de Expressão – Atualidades é uma referência sobre o tema e reúne em suas páginas a análise de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento sobre os atentados e fatos ocorridos recentemente.

Extinta a censura estatal, ou oficial, na maioria dos países ocidentais, diferentes mecanismos de controle vêm sendo usados para fiscalizar e interditar a livre expressão. Por meio de ações judiciais, pressão econômica, precarização do trabalho no jornalismo, classificação indicativa e outras formas de autoritarismo, livros são confiscados, espetáculos são impedidos de estrear, indenizações milionárias procuram inibir a crítica e a denúncia.

Esse cenário é tema de Comunicação e Liberdade de Expressão – Atualidades que aborda arte, cinema e televisão, política, educação, mídias digitais, pornografia, humor, trabalho, classificação indicativa, linguagem, processos judiciais e jornalismo. A publicação originou-se do III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade, realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2013, pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM-USP), em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.

A organização do livro é da professora Maria Cristina Castilho Costa e os responsáveis pelos textos são pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que analisaram os recentes eventos, veiculados pela mídia impressa, envolvendo a censura e a liberdade de expressão na atualidade. São eles: Adilson Citelli, Afonso Antônio Machado, Ana Cabrera, Andrea Limberto, Cláudia Nonato, Cristina Costa, Elias Thomé Saliba, Fernando Pachi Filho, Francisco Rui Cádima, Ivan Paganotti, Lia Amaral, Lúcia Maria Salvia Coelho, Paulina Numhauser, Mayra Rodrigues Gomes e Walter de Sousa.

[su_button url=”https://www.palavraaberta.org.br/docs/Livro_Liberdade-de-expressao-atualidades.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#C00025″ size=”6″ center=”yes” radius=”5″ icon=”icon: file-pdf-o” onclick=””ga(‘send’, ‘event’, ‘PDF’, ‘Download’, ‘Livro-Liberdade-Obcom’);“” title=”Comunicação e Liberdade de Expressão – Atualidades”]BAIXAR O LIVRO[/su_button]

 

Mais informação sobre o livro Comunicação e Liberdade de Expressão – Atualidades acesse:
http://obcom.nap.usp.br/livros.php#sthash.JQToWhXJ.dpuf

livro_liberdade-de-expressao-atualidades-1

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.