Instituto Palavra Aberta participa de audiência pública sobre biografias

Instituto Palavra Aberta participa de audiência pública sobre biografias 150 150 Instituto Palavra Aberta

Nesta quinta (21), representantes de várias entidades e políticos irão discutir e aprofundar as situações apresentadas sobre o tema biografias durante audiência pública, requerida pela Associação Nacional dos Editores de Livros (ANEL), e agendada em Brasília pela ministra relatora Cármem Lúcia

O Instituto Palavra Aberta, através de sua presidente Patricia Blanco, apresentará durante a solenidade o posicionamento da entidade sobre o tema biografias. Ela lembrará que os incisos IV e V do artigo 5º da Constituição brasileira estão ligados para o pleno exercício da liberdade de expressão. “Se de um lado é livre a manifestação do pensamento, do outro é assegurado direito de resposta e a indenização por dano”, comenta.

Além disso, Patricia reforçará no seu discurso, que está marcado para 10h45, que vedar biografias compromete a pesquisa e a publicação histórica no Brasil. “Basta pegar qualquer livro de história para ler e tentar imaginar qual seria o texto sem os dados e informações da história.”

O Instituto Palavra Aberta defende a liberdade de ideias, pensamentos e opiniões. A partir de pesquisas, estudos, seminários e campanhas busca promover a liberdade de expressão, de imprensa e de informação com o pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

Palavra Aberta: quanto você mais sabe, melhor você decide!

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.