Justiça pela liberdade de Expressão

Justiça pela liberdade de Expressão 630 376 Instituto Palavra Aberta

O Global Freedom of Expression da Columbia University realizou, nos dias 4 e 5 de abril, em Nova York, a Conferência Justiça pela Liberdade de Expressão, com a presença de convidados brasileiros.

Talento brasileiro

Representantes brasileiros no selecionado evento da Columbia University: Eugênio Bucci, Taís Gasparian, Patricia Blanco e Ricardo Gandour

Representantes brasileiros no selecionado evento da Columbia University: Eugênio Bucci, Taís Gasparian, Patricia Blanco e Ricardo Gandour

Representantes de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Turquia, França, Índia, Argentina, Uganda, México, Rússia, Escandinávia, Filipinas, Brasil, entre outros, estarão presentes no evento organizado pelo Global Freedom of Expression da Columbia University.

Este evento anual é uma oportunidade para rever e discutir as tendências de jurisprudência do ano anterior que envolvem a liberdade de expressão e de informação. A conferência deste ano irá analisar a formação, existência e conflito de normas globais sobre a liberdade (expressão e informação), seus protagonistas ou as forças envolvidas na produção de tais normas.

Na programação desta segunda (4) e terça (5), palestras sobre vários temas e convidados de diversos países. A palestra Desenvolvimento de Ações na América Latina em 2015, que acontece no segundo dia, contará com a presença da advogada brasileira Taís Gasparian, que atua nas áreas de Advocacia Contenciosa e Consultiva e Direito Civil relacionado à mídia, publicidade e Internet. Ela dividirá o tema com Catalina Botero (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e Augustina Del Campo (Argentina).

Foram convidados 80 participantes do mundo todo, entre eles Patricia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta) e os membros do Conselho Consultivo do Instituto: Eugênio Bucci (jornalista e professor doutor de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP) e Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Grupo Estado).

Premiação

Um dos momentos mais esperados é a entrega do prêmio Columbia Global Freedom of Expression, que teve como vencedor o juiz do Supremo Tribunal da Noruega, Yaman Akdeniz, que conseguiu, por unanimidade, ampla proteção para a não exposição de fontes jornalísticas, mesmo havendo alguma ação antiterrorista e contra a tendência internacional para sacrificar a liberdade de expressão em tempos de crise, reforçando e reconhecendo assim a importância fundamental de uma imprensa livre.

O prêmio Columbia Global Freedom of Expression foi criado em 2015 e tem como objetivo valorizar as decisões jurídicas que fortaleçam a liberdade de expressão através da promoção de normas legais internacionais.

“Estamos testemunhando uma tendência preocupante ao redor do mundo para diminuir a liberdade de imprensa e o dinamismo da sociedade civil em geral. É, especialmente importante, brilhar uma luz sobre os corajosos tribunais e advogados que se levantam para proteger a liberdade de expressão”, disse Lee C. Bollinger, presidente da Columbia University.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.