Projeto Global sobre Liberdade de Expressão

Projeto Global sobre Liberdade de Expressão 550 345 Instituto Palavra Aberta

A Universidade Columbia (EUA) programou para o próximo mês o lançamento do projeto que terá, entre outras coisas, um banco de dados para registrar ameaças e violações da liberdade de expressão no mundo.

Ao anunciar a iniciativa, o presidente da Columbia, Lee Bollinger, informou que haverá contatos em todos os continentes para abastecer o banco de dados e um grande centro para dar assistência jurídica aos jornalistas, principalmente nos países em que correm mais riscos devido a ditaduras.

Em setembro de 2014, a diretora do Projeto Global sobre Liberdade de Expressão, Agnés Callamard, já havia adiantado durante evento realizado pelo Instituto Palavra Aberta, em São Paulo, sobre a concepção dessa ideia.

Segundo dados do International Media Council do Fórum de Davos, em 20 anos os últimos três foram os piores. Só em 2014, 61 jornalistas assassinados e 221 presos. E de cada sete habitantes do planeta, apenas um vive em países que respeitam a liberdade de expressão.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.