Solidariedade e repúdio à violência

Solidariedade e repúdio à violência 550 345 Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta se solidariza ao movimento de repúdio à violência e aos atentados que prejudiquem a liberdade de imprensa e de expressão.

Uma dessas agressões foi a do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, que teve morte cerebral nesta segunda-feira (10), após ser atingido por um explosivo durante confronto entre manifestantes e policiais na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (6). Esse fato lamentável passa a fazer parte dos dados estatísticos contra a liberdade, seja de imprensa, do indivíduo de exercer a sua profissão e do direito do cidadão ser informado.

Não é de hoje que o noticiário nacional tem como principal manchete a violência, que se revela de várias formas: ameaças, atentados, agressões, preconceito, vandalismo, intolerância, depredação e morte. Essas variáveis estão ganhando espaço e se fortalecendo, representando um sério indício de que o direito à liberdade, garantido pela Constituição, está em risco. É preciso cuidar para que uma minoria hostil não interfira no direito de toda a sociedade brasileira em exercer a cidadania, colocando assim em cheque o próprio exercício da democracia.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.