Agressão e ameaça de morte ferem a liberdade de imprensa

Agressão e ameaça de morte ferem a liberdade de imprensa 550 345 Instituto Palavra Aberta

A divulgação da violência sofrida pelo radialista baiano Ribeiro de Souza, em dezembro de 2013, é um atentado contra a liberdade de imprensa

O jornalista e radialista Ribeiro Souza, da rádio Paiaiá FM, e diretor do site RF Notícias, foi agredido com socos no olho pelo advogado Joel Caetano da Silva Neto, que estava acompanhado de mais dois homens, sendo um deles identificado como Zé Altiva. Após a agressão, ocorrida no interior de sua residência no dia 22 de dezembro de 2013, ele sofreu ameaças de morte.

O motivo foi a denúncia feita pelo próprio Souza no programa ‘Hora da Verdade’, do qual é apresentador na rádio Paiaiá FM. Mesmo sem citar o nome do advogado, informou que ele cobrava R$ 3,5 mil para aposentar idosos, sendo que os beneficiados teriam que tomar um empréstimo consignado do valor acordado para pagar a dívida. Uma das vítimas é Eunice Alves dos Santos, sogra do radialista.

A postura do Silva Neto em cobrar valores altíssimos para encaminhar a aposentadoria e forçar os idosos a tomar empréstimos, vem ocorrendo há mais de três anos, tanto na cidade de Saúde como na região. De acordo com a investigação de Souza, os aposentados ficam endividados pagando o dobro do valor cobrado pelo serviço advocatício. De acordo com a Lei que rege honorários, a cobrança deveria ser de 20% do valor do benefício, em primeira instância, podendo chegar a 30% em instâncias superiores.

A agressão pelo advogado Joel Caetano da Silva Filho Neto contra o Souza é mais uma tentativa brutal de tentar calar a voz da imprensa que age em defesa do cidadão. A Polícia Militar foi acionada e prestou socorro ao radialista, que foi atendido no Hospital Municipal. Foi registrado boletim de ocorrência na delegacia local e na 16º Coorpin em Jacobina, onde será instaurado inquerido policial. O fato também será denunciado na imprensa baiana, na Secretaria Estadual de Segurança Pública e na Comissão de Direitos Humanos do Estado da Bahia.

Fonte: RF NOTÍCIAS – Jornalismo em Defesa do Povo

Nota de repúdio

O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia (Sinterp/BA) apresentou nota de repúdio pelo lamentável acontecimento:

É inadmissível que em pleno século XXI ainda sermos surpreendidos com os fantasmas do passado e com as práticas do coronelismo baiano, marca registrada de épocas da imprensa baiana. É de se imaginar que já estávamos livres com o surgimento da evolução tecnológica e das mais variadas ferramentas de captação e disparos automáticos que certamente causariam intimidação às costumeiras agressões sofridas por trabalhadores da comunicação.

Infelizes ainda somos nós, profissionais da comunicação, onde as desgraças do passado continuam se proliferando no Estado da Bahia e gerando descendências, só mudam os personagens das barbáries praticadas contra a imprensa baiana, sejam emissoras de rádio, TV, jornais, revistas ou mídias alternativas. O justiceiro da vez foi o “advogado Joel Caetano” da cidade de Saúde, ofendido com a publicação de uma nota na rádio Paiaiá FM por Ribeiro Souza. O advogado acompanhado de capangas invadiu a residência do radialista agredindo-o com socos e ameaças a seus familiares da forma mais covarde.

Na contra mão da profissão e no caminho do desrespeito às normas dos seus princípios por ter jurado a garantia e a preservação da ordem em defesa da cidadania, rasgou todos os conceitos constitucionais impondo sua própria lei determinando o grau da acusação, sem dar direito a defesa, e determinou o julgamento e o castigo pela condenação por conta própria.

Não as impunidades! Não as opressões! Não aos chicotes! Chega de coronéis porque não precisamos de justiceiros na comunicação!

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.