Artigo

Artigos autorais em torno da liberdade de expressão e de imprensa, da educação midiática, entre outros temas

Lava Jato e liberdade de expressão
Lava Jato e liberdade de expressão 630 390 Instituto Palavra Aberta
Por Patricia Blanco — O segredo dos processos da Operação Lava Jato é não ter segredo nenhum. Foi o que ressaltou o juiz Sérgio Moro, no encerramento do IX Fórum ANER de Revistas, ocorrido recentemente em São Paulo. A claridade da liberdade de expressão e de imprensa rege a divulgação de tudo que acontece nos processos, sobretudo naquilo que se relaciona com a corrupção.
Artigo: A sagrada lei da credibilidade
Artigo: A sagrada lei da credibilidade 630 345 Instituto Palavra Aberta
Por Patrícia Blanco — Hegel dizia que os jornais eram sua oração matinal. Se vivo estivesse, o pai da dialética constataria que, hoje, os jornais, por diferentes meios, são a oração de todas as horas.
Sigilo de fonte
Sigilo de fonte 630 345 Instituto Palavra Aberta
Ministro Celso de Mello cassa decisão que determinou retirada de notícia de site. Para ele, sigilo da fonte não é privilégio de jornalistas, mas um meio essencial de plena realização do direito constitucional de informar.
Passado e Presente
Passado e Presente 630 345 Instituto Palavra Aberta
Por Patrícia Blanco — Como os meios digitais podem registrar e difundir a memória das violações de direitos humanos no Brasil?
O lugar da publicidade na liberdade de imprensa
O lugar da publicidade na liberdade de imprensa 630 345 Instituto Palavra Aberta
Por Eugênio Bucci — Há quem diga que o direito de anunciar mercadorias é o pilar de sustentação do jornalismo independente. Será isso mesmo?
Restrições à publicidade nos meios de comunicação
Restrições à publicidade nos meios de comunicação 550 345 Instituto Palavra Aberta
Por Edney G. Narchi, vice-presidente executivo do Conar
A liberdade de expressão é suportada pela liberdade da publicidade
A liberdade de expressão é suportada pela liberdade da publicidade 550 345 Instituto Palavra Aberta
Por Orlando Marques — A questão da liberdade de expressão comercial e publicitária está diretamente relacionada à liberdade de expressão da imprensa, porque essa liberdade, a do jornalismo, é suportada pela da comunicação comercial.
Intolerância: nem na arte nem na vida
Intolerância: nem na arte nem na vida 550 345 Instituto Palavra Aberta
O Brasil abriu-se ao século XXI com uma grande certeza: a consolidação da democracia é o nosso maior legado para as próximas gerações. — Livro Brasil: uma biografia
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.