Memória ou esquecimento: como lidar com isso

Memória ou esquecimento: como lidar com isso 630 350 Instituto Palavra Aberta

Dia 22 de agosto acontece, em São Paulo, debate com convidados especiais sobre tema atual e polêmico. A questão afronta uma antiga defesa acadêmica da memória de grupos e indivíduos como forma de resguardar a história.

Por meio da parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, será realizad no na capital paulista encontro no qual se pretende discutir o direito ao esquecimento, figura jurídica evocada por impetrantes de ações, que pedem o total apagamento de fatos passados dos sites de busca da Internet, em nome de um direito individual, o de ter o passado não exposto publicamente.

Um dos exemplos é iminência do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal STF) de ação movida pela família de Aída Curi, vítima de rumoroso crime na década de 1950, tema do programa de televisão Linha Direta, da TV Globo em 2004.

A questão afronta, ainda, uma antiga defesa acadêmica da memória de grupos e indivíduos como forma de resguardar a História. Por outro lado, também se aventa o cenário atual, influenciado pelo desenvolvimento dos novos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual, torna-se cada vez mais importante o registro e a memória dos acontecimentos, que são cada vez mais efêmeros e fugazes.

Este evento tem a intenção de refletir sobre esse conflito, que afeta a liberdade de expressão e o conhecimento da realidade. Entre os debatedores convidados estão:

  • . Maria Luiza Tucci (historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História da USP e coordenadora do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação)
  • Maria Cristina Castilho Costa (professora titular de Comunicação e Cultura da ECA-USP e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP)
  • Patricia Blanco (pós-graduada em Marketing pela ESPM e presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta)
  • Walter de Sousa Júnior (doutor e mestre em Comunicação pela ECA-USP)
  • Oscar Vilhena Vieira (pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, da Universidade de Oxford, doutor e mestre em Ciência Política pela USP, e professor na Escola de Direito da FGV-SP).

E-book

Na ocasião será lançado o e-book Privacidade sigilo compartilhamento, obra que reúne artigos apresentados no seminário de mesmo nome, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Informações e inscrições

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do evento. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência:
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br ou (11) 3254-5600.

Mais informação:
http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/memoria-ou-esquecimento-como-lidar-com-isso

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.