Tempos de radicalismo é o tema do Fórum Liberdade de Imprensa

Tempos de radicalismo é o tema do Fórum Liberdade de Imprensa 1024 558 Instituto Palavra Aberta

Antecipando os debates do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a edição 2019 do fórum, promovido pela Revista e Portal IMPRENSA há onze anos, terá como tema central “A liberdade de imprensa em tempos de radicalismo”. Esta edição conta com o patrocínio da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

O 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, que acontece no dia 2 de maio na sede da OAB-DF em Brasília, está com inscrições abertas. Para confirmar sua presença no fórum ou se credenciar para cobrir os debates é só acessar o site.

IMPRENSA vai reunir no fórum jornalistas, especialistas e autoridades para debates sobre a justiça e os radicalismos. Os desafios do medo, do ódio e da generalização, além do equilíbrio entre a liberdade, a segurança dos jornalistas e a responsabilidade serão alguns dos temas tratados no evento.

Panorama da liberdade de imprensa

relatório anual da ABERT, divulgado em fevereiro deste ano, registra aumento nas violações à liberdade de expressão no Brasil. Dos dados levantados, destacam-se o aumento de 200% no número de assassinatos em relação a 2017 e a intensificação do processo de judicialização do jornalismo, com 30% mais decisões relativas a conteúdos jornalísticos.

A ABERT faz ainda uma compilação de levantamentos recentes divulgados por diversas entidades internacionais e que colocam o Brasil como um dos países mais perigosos para o exercício do jornalismo. No ranking mundial de impunidade de crimes contra jornalistas elaborado pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), por exemplo, o Brasil aparece na décima colocação.

Confira abaixo os demais convidados já confirmados e acompanhe as novidades do fórum pelo Portal IMPRENSA e redes sociais.

• Adauto Candido Soares – Coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil

• Ana Amélia Lemos – Presidente da Fundação Milton Campos e Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS

• André Marsiglia Santos – Sócio-diretor do escritório Lourival J. Santos Advogados

• Angela Rehem – Sócia-fundadora da Libertas – Estratégias em Relações Governamentais e Institucionais

• Dora Kramer – Jornalista, colunista da Veja e da BandNews FM

• Murillo de Aragão – Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

• Ricardo Noblat – Jornalista e colunista do Blog do Noblat

Serviço

  • 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia
  • Tema: Liberdade de imprensa em tempos de radicalismo
  • Quando: 2 de maio de 2019 (quinta-feira)
  • Horário: das 14h00 às 18h30
  • Local: Auditório da OAB-DF
  • SEPN 516 BLOCO B LOTE 07 – Asa Norte – Brasília-DF

Inscrições gratuitas pelo site: www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa

Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, esta edição do fórum conta com o patrocínio da ABERT, e o apoio da OAB-DF. Além do apoio institucional da ABI, Abracom, ANJ, Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Instituto Palavra Aberta, OBCOM/USP, e Repórteres sem Fronteiras.

 

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.