
Claudia Costin fala sobre os desafios da escola no mundo conectado
Claudia Costin fala sobre os desafios da escola no mundo conectado https://www.palavraaberta.org.br/v3/images/LIVE18_Ratier_apresentação-1.png 960 540 Instituto Palavra Aberta https://www.palavraaberta.org.br/v3/images/LIVE18_Ratier_apresentação-1.pngClaudia Costin possui currículo extenso: é mestre em economia e doutora em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da mesma instituição; temt uma longa carreira enquanto professora e educadora de diversas instituições de ensino superior; foi diretora de educação do Banco Mundial e também ex-ministra e secretária de educação. Também é articulista da Folha de S. Paulo e membro do conselho consultivo do EducaMídia.
A educadora foi a convidada da live semanal do EducaMídia para uma conversa aberta no programa, que vai ao ar às quintas no Facebook e Youtube. O papo foi comandado por Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta.
Pandemia
Na avaliação de Claudia, a pandemia, como toda a grande crise, por um lado desvela os problemas e, por outro, acelera cenários futuros, como aconteceu com a necessidade de se pensar uma educação mais tecnológica e midiática. Os obstáculos, segundo ela, são muitos, já que o Brasil enfrenta uma desigualdade séria de acesso a recursos educacionais. “Muitas crianças só têm acesso à internet através do celular, que é usado até como fonte de renda para muitas famílias”, explica.
Segundo a educadora, a Covid-19 escancarou nosso profundo abismo de aprendizagem. “No ensino médio, só 9% dos alunos possuem um conhecimento adequado em matemática, sem falar que nem todos chegam a essa etapa de ensino. Os dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) também mostram cenário semelhante”.
Novas habilidades
Para Claudia, a infodemia que resulta do momento que vivemos mostra o quão necessário é que os professores incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico para ensinar os alunos a lerem uma informação, sabendo identificar fontes e contextos.
A resolução colaborativa de problemas com criatividade também é outra habilidade destacada por ela. “Os melhores sistemas educacionais do mundo estão enfatizando a importância disso, como uma estratégia de fazer com que os jovens não sejam substituídos no futuro por robôs”, completou ela, acrescentando também a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais como empatia, persistência, resiliência e abertura para o “novo”.
Claudia ressaltou ainda a urgência de se elaborar o pensamento por meio da leitura e da produção de textos, sempre pensando midiaticamente e levando em conta as mais diferentes mídias a que os alunos têm acesso hoje.
Ler e escrever
De acordo com Claudia, é importante que os professores se reúnam para fazer planos de aula colaborativos, em que um mesmo tema é endereçado por diferentes disciplinas. No entendimento da educadora, para formação de seres humanos autônomos é importante que os alunos comecem a produzir seus textos desde cedo, exercitando senso crítico no processo de leitura em todas as áreas.
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