Dica da Semana

Dica da Semana 630 345 Instituto Palavra Aberta

coletanea-democracia-_-foto-reproducaoCinco livros compõem a Coletânea da Democracia, que traz, de maneira pioneira na língua portuguesa, importantes obras no campo da ciência política e teoria democrática.

Com o objetivo de difundir conceitos chaves para pessoas e organizações que trabalham com o tema no Brasil, esta é a primeira edição da Coletânea da Democracia, iniciativa do Instituto Atuação – organização apartidária e sem fins lucrativos.

Acondicionados em uma caixa bos, os cinco volumes levam a assinatura de autores distintos:

Gene Sharp

Existem Alternativas Realistas & Mecanismos de luta “nãoviolenta”

Livro introdutório à extensa obra do maior pesquisador em revoluções “nãoviolentas”, o professor Gene Sharp. Esta é uma apresentação sobre a violência na sociedade e na política, a exploração de uma perspectiva diferente sobre a natureza desse problema e uma introdução à importância da estratégia na utilização da chamada luta “nãoviolenta”.

Timothy Sisk, et al

Democracia em Nível Local – Manual de Participação, Representação, Gestão de Conflito e Governança do International IDEA

As cidades têm se tornado o foco dos principais desafios de nosso mundo, seja para assuntos de sustentabilidade e meio ambiente como nas questões políticas e democráticas de gestão pública e participação cidadã. Por meio desse manual prático, com a participação de diversos pesquisadores e organizado pelo professor Timothy Sisk, o “International IDEA” traz recomendações e boas práticas para autoridades e cidadãos engajados no planejamento e na implementação da democracia em nível local.

Larry Diamond

O Espírito da Democracia – A Luta pela Construção de Sociedades Livres em Todo Mundo

A democracia é um valor universal. Essa é a conclusão do professor Larry Diamond neste livro, um ensaio detalhado dos principais casos de avanços (e retrocessos) democráticos no século XX em todo o mundo, além de uma análise da vasta literatura que trata de democracia em diferentes culturas e regiões, o autor apresenta os principais fatores (internos e externos) que regem o desenvolvimento desse tipo de regime. Essa é uma obra indispensável para todos aqueles que acreditam na democracia como o melhor caminho para o desenvolvimento, qualquer que seja sua cidade, país e herança cultural.

Robert D. Putnam

Jogando Boliche Sozinho – Colapso e Ressurgimento da Coletividade Americana

O conceito central dessa obra é o capital social (as redes sociais de pessoas e as normas de confiança e reciprocidade associadas a elas), considerado o motor não só da democracia e da política mas, também, da economia e de outros importantes aspectos da vida em sociedade. Nesse estudo temos uma análise detalhada, que passa por dados e exemplos históricos de como essas conexões entre os cidadãos afetam o vigor de uma comunidade. Como defesa da importância do desenvolvimento local e da sociedade civil, Jogando Boliche Sozinho é um clássico moderno.

James S. Fishkin

Quando o Povo Fala – Democracia Deliberativa e Consulta Pública

O que as pessoas diriam se estivessem bem-informadas? A Deliberative Poll® (pesquisa deliberativa), prática de consulta pública elaborada pelo professor James Fishkin, traz uma metodologia baseada em amostragem aleatória e capacitação de cidadãos para se ter a melhor representação possível da decisão a ser tomada. Quando o Povo Fala é uma obra que traz, após uma revisão das principais teorias democráticas, uma defesa a um tipo de democracia em que as pessoas decidem de forma crítica na política.

Os interessados em adquirir a Coletânea da Democracia podem entrar em contato com:

Instituto Atuação
Tel: (41) 3206-8582
contato@atuação.org.br

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.