Edward Snowden integra Conselho da Fundação Liberdade de Imprensa

Edward Snowden integra Conselho da Fundação Liberdade de Imprensa 150 150 Instituto Palavra Aberta

Em matéria publicada no site Diário da Rússia, o ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) é o mais novo membro da entidade

Acusado de espionagem em seu país por vazar informações sigilosas sobre as atividades de inteligência norte-americana, o ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden, irá integrar o Conselho de Administração da Freedom of the Press Foundation (Fundação Liberdade de Imprensa). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo site da organização de direitos humanos.

O co-fundador da entidade, Daniel Ellsberg, declarou considerar Snowden um herói e disse estar orgulhoso e honrado em vê-lo no interior da sua fundação. Segundo ele, graças ao ex-agente da NSA os cidadãos dos Estados Unidos tiveram pela primeira a possibilidade de criar um programa democrático de monitoramento da Agência Nacional de Segurança. “O jornalismo de verdade não pode existir sem atos de bravura e a sociedade precisa cada vez mais de pessoas assim.”

A Fundação Liberdade de Imprensa foi criada em 2012 para garantir a liberdade de expressão nos Estados Unidos. Entre seus co-fundadores constam o ex-funcionário do Departamento de Defesa norte-americano Daniel Ellsberg, que em 1971 repassou à imprensa um relatório secreto do Pentágono sobre a guerra no Vietnã, e o jornalista Glenn Greenwald, que ajudou Snowden a publicar os documentos secretos revelados por ele.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.