Marco Aurélio Mello é homenageado no Congresso Nacional

Marco Aurélio Mello é homenageado no Congresso Nacional 630 418 Instituto Palavra Aberta

Em sessão solene, o ministro do STF foi agraciado no Dia Internacional da Mulher com o prêmio Bertha Lutz, que está em sua 15ª edição. Em seu discurso, citou o Instituto Palavra Aberta, presidido por Patricia Blanco.

Primeiro homem a ganhar o prêmio Bertha Lutz, criado em 2001, Marco Aurélio Mello sempre teve participação ativa em prol da mulher brasileira. Sua indicação deve-se ao lançamento, em 2014 quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da campanha publicitária “Mais Mulheres na Política”.

Essa ação resultou em outra ideia publicitária que foi “Todo Poder às mulheres”, defendendo condições melhores que favoreçam a maior participação feminina em todas as instâncias de poder e atuação na sociedade.

Após receber o prêmio das mãos de Eleonora Menicucci, secretária especial de Políticas para as Mulheres, o ministro lamentou que alguns direitos conquistados pelas mulheres, como a Lei de Cotas, de participação feminina na política, ainda não sejam respeitados plenamente.

Além de Marco Aurélio Mello, foram homenageados neste dia 8 de março, em Brasília, a escritora Lya Luft; a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie; Lúcia Regina Antony, fundadora e ex-presidente do Comitê de Mulheres da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Luzia Helena de Bairros Regina Antony; e a ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (2011 a 2014) Luíza Helena de Bairros.

O prêmio

O nome é uma homenagem à bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976), uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil. Ela foi responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século XX.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.