TechCamp de Combate à Desinformação apresenta projetos de inovação em educação midiática

TechCamp de Combate à Desinformação apresenta projetos de inovação em educação midiática 400 185 Instituto Palavra Aberta

No último ano, a pandemia tem nos mostrado a importância da informação confiável e de qualidade como um antídoto contra a desinformação. Nesse sentido, iniciativas de educação midiática são cada vez mais fundamentais para melhorar o ambiente informacional e democrático em que estamos inseridos.

O primeiro TechCamp Brasil de Combate à Desinformação, realizado em fevereiro de 2020, reuniu 48 participantes das áreas de educação, jornalismo, tecnologia, sociedade civil e empreendedorismo social, para pensar justamente em soluções para atenuar esse cenário complexo.

O TechCamp é um encontro imersivo e interativo que convida um grupo de atores relevantes de diferentes áreas para, juntos, encontrarem uma resposta de impacto social para um problema. Essa edição em especial foi promovida pelo Consulado Geral e pela Embaixada dos Estados Unidos, com a co-realização do Instituto Palavra Aberta. O evento reuniu pessoas das cinco regiões do país, em São Paulo (SP), no campus da ESPM Tech. O grupo passou 2 dias imersos em palestras, workshops e muito trabalho em grupo para criarem soluções para o cenário de “fake news” em que vivemos.

Com o fim do encontro, os grupos foram acompanhados por mentores que orientaram a criação das soluções criativas discutidas durante o encontro. Entre os trabalhos pré-concebidos, três propostas foram aprovadas e receberam uma bolsa para desenvolvimento e implementação do projeto, concedida pela Embaixada dos Estados Unidos.

Conheça cada um deles:

MídiaBox

O MídiaBox tem como objetivo combater a desinformação em ambientes não escolares por meio da ação de jovens. O jogo propõe ações disparadoras para promoção da educação midiática de forma leve, com o objetivo de que levem para suas famílias e grupos de amigos um pouco de seu conhecimento sobre as mídias e estratégias de conscientização e de combate à desinformação que circula em diferentes plataformas. O MídiaBox está disponível em duas versões:

  • PDF para baixar e imprimir, com cards disparadores e um modelo de box para montar;
  • Web, onde é possível sortear um novo card diariamente, criar cards para colaborar com a plataforma e participar de um ranking dos criadores.

As duas versões estão disponíveis para jogar em midiabox.net.br.

Alfinetando a Bolha

Alfinetando a Bolha é o primeiro curso em podcast do Brasil. Através de uma narrativa dividida em módulos, da educação infantil até o superior, educadores ouvirão exemplos e conceitos sobre educação midiática aplicada ao contexto escolar.

O PodCurso Alfinetando a Bolha pode ser encontrado no site www.alfinetandoabolha.com.br, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts ou no seu tocador de podcasts favorito.

 

Guia de Impacto na Educação Midiática

Para estimular a participação crítica no ambiente informacional e midiático, o Redes Cordiais desenvolveu o Guia de Impacto na Educação Midiática. Pensado a partir do TechCamp Brasil, o material torna acessível a visualização e leitura de métricas para projetos de educação midiática, com profundidade, detalhismo e didática.

O guia reúne textos de sete especialistas de diversas áreas com a missão de criar parâmetros claros e novos formatos de mensuração de impacto. Estão reunidos artigos de Pedro Burgos, Pablo Ortellado, Sérgio Lazzarini, Claudia Costin, Taís Oliveira, Cíntia Gomes e Luiza Futuro. A publicação tem o intuito de beneficiar a todos que queiram avaliar a efetividade de suas iniciativas de educação midiática no combate à desinformação, e está disponível para download gratuito em redescordiais.com.br.

 

Todos os projetos estão disponíveis nos sites e nas redes sociais das entidades envolvidas e serão apresentados em uma live especial no dia 11 de março, às 18h, no canal de YouTube do EducaMídia, o programa de educação midiática do Palavra Aberta.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.