Sessão solene para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Sessão solene para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 550 345 Instituto Palavra Aberta

Dep-Nelson-Marchezan-Jr-e-Patricia-BlancoA Câmara dos Deputados comemorou, nesta terça-feira (28) o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Presente na sessão solene, a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco

Realizada no Plenário Ulysses Guimarães, a sessão solene reuniu parlamentares e representantes de associações ligadas à comunicação, que ressaltaram a importância da mídia para o fortalecimento da democracia.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu a sessão. A iniciativa para comemorar a data, que é oficialmente celebrada no dia 3 de maio, foi do deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que em seu discurso destacou a história de lutas e conquistas da imprensa e condenou qualquer forma de controle por meio de regulamentações.

A cerimônia teve a participação da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, que sentou-se à mesa da presidência com outras autoridades. Em sua fala, ela considerou uma honra o Palavra Aberta participar da homenagem. “A liberdade de imprensa é um dos pilares fundamentais da democracia, é a partir do livre fluxo de informação que construímos uma sociedade cada vez mais forte. É uma alegria comemorar esta data aqui nesta casa. Foi aqui, há cerca de 26 anos, quando foi promulgada a constituição federal que a liberdade de expressão se tornou plena em nosso País. Desde então, passamos a vivenciar esta liberdade diariamente e precisamos defendê-la cotidianamente”, exaltou.

Para finalizar, Patricia citou um trecho do artigo escrito pela Ministra Cármen Lúcia para o livro Pensadores da Liberdade que diz: “As normas garantidoras da liberdade de informar e de ser informado, na base da qual se tem a liberdade de imprensa, estão em vigor. Há que se cuidar de preservá-las e mantê-las sempre efetivas. A tarefa é contínua e ininterrupta. Mas a democracia sempre vale a pena. Sem ela é a uniformidade que desiguala, o silêncio que ensurdece, a desinformação que angustia. Há de se manter a palavra aberta, a democracia sustentada e a convivência enriquecida. Então se terá a certeza de que, da experiência sofrida, o homem reinventou o caminho mais suave, aquele palmilhado com liberdade, que alarga o rio e garante o porto, que é espaço plural, no qual todos cabem.”

Marcaram presença na sessão representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL).

[su_note note_color=”#f9e6e6″]Confira na íntegra o pronunciamento do deputado Nelson Marchezan[/su_note]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.