Abap vai englobar todo o ecossistema publicitário, diz presidente da entidade

Abap vai englobar todo o ecossistema publicitário, diz presidente da entidade 1024 683 Instituto Palavra Aberta

Uma Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) mais diversa e compromissada a se tornar um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, com mais valorização do ambiente publicitário fora do eixo SP-RJ. É isso o que defende a nova presidência da entidade. “O eixo SP-RJ sempre será estratégico, mas o Brasil é infinitamente maior, com outras realidades e olhares igualmente importantes para a publicidade. São muitos “Brasis” dentro de um país continental como o nosso”, diz a presidente da Abap, Marcia Esteves, primeira mulher à frente da associação, em entrevista ao Palavra Aberta. “Pretendemos promover discussões de tendências, melhores práticas com comitês, fóruns e grupos de trabalho. Atualmente, a Abap já conta com lideranças e representações em diversas regiões do país, reconhecendo e acolhendo a riqueza e a diversidade das marcas e agências regionais”, afirma a executiva. Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Palavra Aberta – Qual é a importância para o setor de ser a primeira mulher à frente da Abap? Há diversidade suficiente na publicidade brasileira?

Marcia Esteves – Assumi a presidência de uma agência aos 34 anos e, por muito tempo, fui uma das poucas mulheres na presidência de uma agência no nosso país. Mas nestes últimos anos, tenho visto cada vez mais mulheres assumindo as cadeiras de CEO nas agências e eu fico muito feliz com este movimento de equilíbrio ocorrendo. Agora, presidir a ABAP é uma honra e uma responsabilidade enorme. E, neste biênio, também priorizamos este equilíbrio dentro do conselho e diretoria, tornando a ABAP mais diversa e representativa através das pessoas, regiões e segmentos de agências.

Palavra Aberta – Quais são os principais desafios da Abap no que diz respeito às liberdades de expressão e publicidade?

Marcia Esteves – O mercado de comunicação é absolutamente relevante para a nossa economia. Somos a 9ª economia do mundo. E o 4º país mais criativo do mundo. Um setor que emprega mais 400 mil pessoas direta ou indiretamente. Um mercado que, só em 2023, movimentou R$ 23.4 bilhões no Brasil. E alguns fatores contribuem para a fortaleza deste setor, como a autorregulamentação e liberdade de expressão. Desde sua fundação, a Abap acredita e luta pela liberdade de expressão na publicidade e pela autorregulamentação do nosso setor. E isso não vai mudar nesta gestão.

Palavra Aberta – Há pontos de atenção do ponto de vista legal que visam restrições à publicidade?

Marcia Esteves – Com a evolução da sociedade e da tecnologia, sempre teremos que revisitar as regras. Mas a verdade é que sempre tivemos – e continuaremos tendo – total atenção também para a ética da publicidade, que precisa ter clareza de conduta em determinados setores, como, por exemplo, publicidade infantil. Para isso, trabalhamos de mãos dadas com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que é fundamental em nosso mercado. Temos mais de 20 representantes da ABAP e presença no Conselho do Conar, para que todos os pontos necessários sempre possam ser avaliados e quando preciso, regras serem revistas e/ou criadas no Conar, que tem representatividade de todo o mercado e profissionais altamente capacitados para isso.

Palavra Aberta – A publicidade brasileira não está concentrada em demasia no centro Rio-São Paulo? Isso não é um problema a ser superado? Em recente entrevista ao M&M, você disse que há um distanciamento entre a publicidade e a cultura popular. O que isso significa? Como resgatar essa aproximação?

Marcia Esteves – O eixo SP-RJ sempre será estratégico, mas o Brasil é infinitamente maior, com outras realidades e olhares igualmente importantes para a publicidade. São muitos “Brasis” dentro de um país continental como o nosso. E a ABAP tem o propósito de ser um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário em todo o Brasil e trabalharemos incansavelmente nisso. Para que isto ocorra, pretendemos promover discussões de tendências, melhores práticas com comitês, fóruns e grupos de trabalho. Atualmente, a Abap já conta com lideranças e representações em diversas regiões do país, reconhecendo e acolhendo a riqueza e a diversidade das marcas e agências regionais. Tem muitas empresas e profissionais de vários estados que estão brilhando com suas agências, campanhas e ideias e queremos proporcionar uma troca cada vez maior para que executivos de diferentes culturas e regiões consigam trocar conhecimento, práticas, culturas, experiências e muito mais. Vamos trabalhar para aproximar, para que todas as regionais se sintam parte de um único ecossistema, juntos pelo mesmo ideal e propósito.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.