Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa 630 345 Instituto Palavra Aberta

[su_youtube url=”https://youtu.be/ZzvXhw6MESg”]

Liberdade de expressão, literatura e política nortearam a palestra feita pelo escritor nesta quinta-feira (12), no Insper, em São Paulo.

Uma plateia de fãs, empresários, jornalistas, juristas e estudantes permaneceram atentos por duas horas para ouvir Mario Vargas Llosa, que de passagem pelo País não deixou de dar a sua opinião sobre este momento delicado da política nacional.

Para ele, o Brasil não está vivendo um caos porque “se houve uma grande mobilização nos últimos tempos por uma democracia menos corrupta, isso só pode trazer otimismo e demonstra o desejo de limpeza nas instituições”. O autor de A Civilização do Espetáculo, disse, ainda, que a política “deixou de atrair os melhores e os mais capazes, que preferem investir em suas carreiras e ganhar dinheiro. É preciso atrair jovens com talento para fazer da política algo criativo e enriquecedor”.

Esses comentários sobre a política nacional devem-se à pergunta do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que estava na plateia prestigiando um de seus autores favoritos.

Essa e muitas outras perguntas foram feitas pelo público para o escritor peruano, que após duas horas deixou o auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) para ir a outro compromisso: um jantar especial com convidados. “Não percebi que passou todo esse tempo”, falou Vargas Llosa para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.

A palestra de Mario Vargas Llosa foi uma iniciativa da Cátedra Insper Palavra Aberta de Liberdade de Expressão e contou com o patrocínio da BM&F Bovespa e apoio institucional da Fecomercio SP.

vargas-llosa-palestra-insper
[nggallery id=33 w=600]

 
[su_note note_color=”#f9e6e6″]O Insper preparou um informe especial sobre a palestra Mario Vargas Llosa – 80 anos: histórias de liberdade, realizada em São Paulo, no dia 12 de maio. Confira![/su_note]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.