Cásper Líbero debate os desafios da liberdade de imprensa

Cásper Líbero debate os desafios da liberdade de imprensa 630 345 Instituto Palavra Aberta

Primeira faculdade de Jornalismo do Brasil realiza evento, no dia 9 de outubro, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos, Abraji, Artigo 19 e Instituto Palavra Aberta.

A liberdade de imprensa estabelece um ambiente no qual, sem censura ou medo, várias opiniões e ideologias podem ser manifestadas e contrapostas, ensejando um processo de formação do pensamento. Em pleno 2015 imagens extremistas de jornalistas capturados e decapitados pelo Estado Islâmico (EI) ou ainda do ataque orquestrado a revista francesa Charlie Hebdo correm o mundo rapidamente e alertam sobre os riscos que a imprensa corre. Quais são os desafios atuais?

Partindo dessa premissa o debate Desafios atuais à Liberdade de Imprensa terá como convidados Gene Policinski (jornalista norte-americano e diretor operacional do Instituto Newseum), Paula Martins (Artigo 19) e Valério Luiz Filho (advogado e filho do cronista Valério Luiz, assassinado em 2012). Este painel será moderado pelo jornalista João Paulo Charleaux.

Voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área de jornalismo, este evento acontece em 9 de outubro (sexta-feira) no Teatro Cásper Líbero, em São Paulo. Os interessados em participar devem enviar, previamente, um e-mail com nome, RG e instituição acadêmica para eventos@fcl.com.br. Feito isso, aguarde a confirmação de sua inscrição.

Debatedores

Gene Policinski: jornalista multimídia e diretor operacional do Instituto Newseum. Escreve, palestra e é entrevistado regularmente sobre questões referentes à Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Editor fundador do USA Today, supervisiona todos os programas do Instituto Newseum e também é defensor da diversidade no jornalismo como uma característica essencial de uma imprensa livre.

Valério Luiz Filho: advogado, teve o pai assassinado no dia 5 de julho de 2012, no momento em que deixava seu trabalho na Rádio Jornal, em Goiânia. O autor dos disparos foi Ademá Figueredo Aguiar Filho, supostamente a mando do tabelião Maurício Sampaio. O motivo do crime seriam as críticas de Valério ao time de futebol Atlético, do qual Sampaio era vice-presidente. O cartorário teria, inclusive, oferecido dinheiro à emissora de TV em que Valério tinha um programa, para afastá-lo.

Paula Martins: formada em Direito com mestrado em Advocacia de Interesse Público pela Universidade de Nova York, integra a Artigo 19 desde a constituição do escritório brasileiro da organização em 2007 no qual coordena o trabalho geral do escritório e o núcleo de acesso à informação. No Brasil, trabalhou em pesquisas e ações na área dos direitos humanos em temas como direito à moradia, titulação de terras indígenas e direitos das pessoas portadoras de deficiência, assim como no desenvolvimento de programas de capacitação em direitos humanos em organizações como a Conectas Direitos Humanos.

[su_service title=”Serviço” icon=”icon: bookmark” icon_color=”#9E0B0F” size=”24″]Desafios atuais à liberdade de imprensa
Data: 9 de outubro de 2015 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Teatro Cásper Líbero
Endereço: Av. Paulista, 900 – 1º andar
Bela Vista – São Paulo/SP
Informações: (11) 3170-5757[/su_service]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.