Palavra Aberta participa de audiência sobre Política Nacional de Educação Digital

Palavra Aberta participa de audiência sobre Política Nacional de Educação Digital 730 486 Instituto Palavra Aberta

Na quarta-feira, 23 de novembro, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal  discutiu o PL 4513/20, que trata da Política Nacional de Educação Digital. Para o debate, foram convidados representantes da sociedade civil, professores e pesquisadores da área. Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, participou da reunião, onde defendeu a educação midiática como caminho imprescindível para uma educação do século 21.

Patricia destacou a importância da escola focar no desenvolvimento de pensamento crítico e consciência ética das crianças e jovens e não apenas nas habilidades para o uso das tecnologias, uma vez que estas mudam rapidamente num curto espaço de tempo.

O PL é de autoria da deputada Angela Amin (PP/SC) e disserta sobre uma política de educação digital baseada em: inclusão digital, para garantir o acesso às tecnologias; educação digital escolar, para garantir o letramento digital;
qualificação digital, para capacitação ao mercado de trabalho; especialização digital, para promover aplicações digitais; e pesquisa digital, para fomentar a produção de novos conhecimentos.

Também participaram da audiência:

  • Marlei Fernandes de Carvalho, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE);
  • Renata Altman, consultora Educacional no Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
  • Virgílio Almeida, diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC);
  • Eduardo Ferreira da Silva, presidente da Região Centro-Oeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
  • Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
  • César Nunes, pesquisador Associado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Sergio Paulo Gallindo, presidente-executivo da Brasscom.

    *Com informações da Agência Senado e da Patri Políticas Públicas

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.