Evento de alto nível

Evento de alto nível 630 345 Instituto Palavra Aberta

O seminário Privacidade, sigilo e compartilhamento contou com especialistas para discutir os temas selecionados para esse evento que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo.

painel-sigilo-seminario-privacidadeForam 11 convidados que realizaram um show de defesa de opinião e interpretação de fatos expostos em cada painel de debate durante os dois dias do seminário Privacidade, sigilo e compartilhamento: o impacto das novas tecnologias na comunicação. Tanto os organizadores como os especialistas foram unânimes ao salientar a importância de se debater assuntos atuais e que merecem a atenção de todos, sejam usuários eu, principalmente, o setor público.

O tema ‘Privacidade’ reuniu no primeiro painel de debate os professores Eugênio Bucci (formado em Comunicação Social e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação) e Giselle Beiguelman (curadora, ensaísta, artista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo da Universidade de São Paulo), e Dennys Antonialli (diretor do InternetLab, um centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de Direito e Tecnologia, sobretudo no campo da Internet).

Muito em alta nos dias de hoje, o assunto ‘Sigilo’ gerou interatividade entre público e palestrantes convidados com muitas perguntas e respostas. Para esse bate-bola agitado, foram convidados a advogada Taís Gasparian (sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian – Advogados, atua nas áreas de advocacia Contenciosa e Consultiva, predominantemente, direito civil, administrativo, concorrencial, consumidor, mídia, publicidade, internet, responsabilidade civil, seguros e resseguros), o jornalista Allan de Abreu (graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, é repórter especial do jornal Diário da Região, em São José do Rio Preto, no qual foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo, e, em 2014, teve seu sigilo telefônico quebrado por decisão do Supremo Tribunal Federal, o que feriu a garantia de “sigilo da fonte”, e após um ano teve seu direito restituído pelo STF), e a professora Marialva Barbosa (titular de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade de Estudos Interdisciplinares de Comunicação – Intercom).

O último painel de debate foi sobre ‘Compartilhamento’ e teve a presença de Gilson Schwartz (graduado em Economia e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e é mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas), Marcel Leonardi (doutor, mestre e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, é diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google no Brasil) e Sergio Bairon (livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes – USP).

Para encerrar a programação do dia 18, o seminário recebeu para uma palestra especial Leonardo Leão Lana, sócio e redator do Sensacionalista, jornal isento da verdade. Formado em Histório pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele é um dos autores-roteiristas do programa “Tá no Ar – A TV na TV”, da Rede Globo.

Segundo dia

Antes de iniciar a apresentação dos trabalhos acadêmicos, agendados para o segundo dia do seminário e que foram avaliados, selecionados e agrupados de acordo com critérios de afinidade temática, o evento teve mais uma palestra especial. Desta vez com Renato Ópice Blum, advogado especializado em direito eletrônico e digital, que fez uma apresentação dos direitos e deveres e da legislação na sua área de atuação.

Todos os painéis de debate e palestras especiais foram transmitidas ao vivo e podem ser assistadas pelo Facebook do Palavra Aberta: www.facebook.com/institutopalavraaberta/

Painel Privacidade 1

https://flic.kr/s/aHskH9KJox
[flickr_set id=”72157672910449563″]

 

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.