ANJ lista seis casos de censura por decisões judiciais no ano

ANJ lista seis casos de censura por decisões judiciais no ano 150 150 Instituto Palavra Aberta

Em matéria publicada na Folha de S.Paulo (terça/3), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) aponta seis casos de censura judicial a meios de comunicação do país neste ano. Folha não pode divulgar na Internet uma coluna de José Simão publicada em 2012.

A Folha e outros três meios de comunicação ainda hoje continuam sem poder publicar o conteúdo contestado por essas decisões judiciais. Segundo o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, a situação é “absurda, lamentável e inconstitucional”. “O maior prejudicado nessas situações é o cidadão, que é tolhido de ter a informação que lhe interessa”, afirmou.

Segundo Pedreira, há uma tendência de que casos de censura aumentem próximo aos períodos eleitorais. O tema voltou a ser debatido depois que a Justiça proibiu a Gazeta do Povo de publicar reportagens sobre investigações contra o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Clayton Camargo.

Outra decisão atinge o colunista José Simão, da Folha. A juíza Camila Castanho Opdebeeck, de Indaiatuba, ordenou a retirada de qualquer forma de veiculação eletrônica da coluna de 22/8/2012 a pedido da ex-candidata a vereadora Alzira Cetra Bassani. A Folha cumpriu a decisão, mas recorreu. Clayton Camargo e Alzira Bassani não foram localizados.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.