21 e 22 de maio: em pauta a liberdade de expressão e seus limites

21 e 22 de maio: em pauta a liberdade de expressão e seus limites 550 345 Instituto Palavra Aberta

Professores, jornalistas e especialistas abordaram questões relevantes durante o seminário organizado pelo OBCOM-USP e Instituto Palavra Aberta. O segundo dia é para apresentação e avaliação de trabalhos acadêmicos sobre o tema do evento.

Humor, ações judiciais, liberdade de imprensa, direito ao esquecimento, democracia, censura, intolerância e outros assuntos mereceram a atenção dos participantes que fizeram, no dia 21 de maio, um grande painel de debates durante o seminário 2015: Liberdade de Expressão e seus Limites.

Organizado pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo (OBCOM-USP) e Instituto Palavra Aberta, o evento contou com a participação de grandes nomes do cenário acadêmico, da comunicação e do Direito, como os professores Eugênio Bucci, Fernando Schüler, Beatriz Kushnir, Elias Thomé Saliba e Maria Luiza Tucci Carneiro; o advogado Gustavo Binenboim e o procurador regional da República, Marcelo Moscogliato; e o filósofo e professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, Fernando Schüler.

Foram três painéis e cada um teve o seu tema para nortear as opiniões e apresentações dos convidados: Liberdade de expressão e seus limites: J’ai suis Charlie Hebdo?; O desafio da defesa cotidiana da liberdade de expressão (biografias, censura prévia, direito ao esquecimento etc); e Liberdade de expressão, polêmicas e conflitos – intolerância e pluralidade .

O primeiro dia do seminário pode ser conferido na íntegra pela IPTV USP (http://iptv.usp.br/portal/home).

Trabalhos acadêmicos

O dia 22 de maio é dedicado a avaliação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos a partir do tema do evento. Ao todo foram selecionados 54 que serão avaliados por comissões compostas por professores da Escola de Comunicação e Artes e coordenadores do Instituto Palavra Aberta.

O seminário 2015: Liberdade de Expressão e seus Limites será transformado em livro e deverá ser lançado até o fim do ano.

2015: Liberdade de Expressão e seus Limites. Obcom-USP, 21 e 22/5/2015

[nggallery id=27 w=600]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.